Escola Casa Amarela

O que oferecemos

Maternal (1 classe)

1 classe no período matutino


Na classe do maternal temos crianças de 1,5 – 3 anos. O ambiente é acolhedor e aconchegante, sendo um prolongamento do lar. O aconchego desperta na criança pequena uma confiança no mundo ao seu redor. Para isto a criança participa de ritmos diários adequados a sua fase de desenvolvimento para adaptar-se ao ambiente da escola. Nesta primeira fase de vida das crianças ela aprende a andar, a falar e a sua interação está em descobrir o seu corpo junto as possibilidades sensoriais que o mundo oferece. Através de gestos amorosos a professora traz um ritmo alternando os cuidados individuais com vivências lúdicas no grupo.

Jardim de infância (2 Classes)

2 classes no período matutino


As classes de jardim-de-infância têm crianças de 3-6 anos, assemelhando-se a uma grande família onde os menores tem a possibilidade de aprender com os maiores e os maiores aprendem a respeitar os pequenos e a se alegrar com as suas conquistas. Estas variações de idade favorecem a construção de valores sociais que estarão presentes em toda a vida da criança. O ritmo diário da criança é alternado com momentos de concentração onde são feitas as atividades artísticas, cirandas e estórias e momentos de expansão onde a criança brinca transformando os elementos disponíveis como panos, troncos, bonecos, conchas etc. Estes materiais naturais estimulam a criatividade e as percepções sensoriais da criança fazendo com que ela descubra o mundo ao seu redor recriando-o através das suas experiências. A professora compreende a criança e sua necessidade de movimento interagindo com o mundo através da imitação.

Dia-a-dia

Tudo o que é vivo tem um ritmo. Os primeiros ritmos que o bebe precisa adquirir para crescer saudável é a respiração e o acordar e dormir. Quanto menor a criança e mais adaptada aos ritmos naturais mais saudável ela será. O dia-a-dia em um jardim de infância é como uma grande respiração alternando momentos de inspiração que são de concentração, como por exemplo, a hora das cirandas, histórias e outros de expiração que são momentos de expansão, tal como o brincar livre. A repetição deste ritmo traz tranquilidade e segurança para a criança pequena.

Brincar

Brincar para a criança, é tão importante e sério como trabalhar é para o adulto. O brincar brota de dentro da criança e expressa como ela descobre o mundo ordenando, desorganizando, destruindo e reconstruindo. Ela vivencia as “leis” sem fazer conceitos lógicos. É também um espaço onde a criança pode expressar de modo simbólico seus desejos, medos e os conhecimentos que vai construindo a partir da imitação do trabalho e gestos dos adultos. A criança pequena é puro movimento: ela precisa agir, transformar e brincar.

Cirandas da época

Estas cirandas acontecem diariamente nos jardins-de-infância e são feitas através de versos e musicas, acompanhadas por gestos com conteúdos sobre a natureza, festas do ano, profissões dentre outros.

Histórias

A história é escolhida também conforme a época do ano. É o momento o qual se cria a possibilidade da criança aprender a ouvir e formar imagens internas favorecendo a sua capacidade de concentração.

Atividades

Atividades como aquarela, desenho com giz de cera, costura, massinha de mel de abelha trazem uma característica especial a cada dia da semana criando um ritmo semanal.

Lanche

O lanche é um momento muito esperado, pois é preparado pelas professoras com a ajuda das crianças. Assim, o pão da escola parece ser sempre muito mais gostoso, o chá que foi recolhido no quintal também é mais cheiroso. E com motivação as crianças sentam-se a mesa com a professora, e o lanche se torna um momento prazeroso e social, onde todos compartilham o mesmo alimento.

Festas anuais

O ritmo anual é vivenciado pelas crianças com muita alegria, através das festas preparadas com os pais.