Escola Casa Amarela

Quem somos

A Casa Amarela é uma escola de educação infantil fundamentada na Pedagogia Waldorf que foi criada em 1919 na Alemanha por Rudolf Steiner e atualmente tem escolas no mundo inteiro. A Casa Amarela é filiada a Federação das Escolas Waldorf do Brasil (www.fewb.org.br), instituição tutora de todas as escolas no país.
Uma das principais características da Pedagogia Waldorf é a sua concepção de ser humano que é apreendido em seu aspecto físico, anímico (psico-emocional) e cognitivo, de acordo com as características individuais e da sua faixa etária, buscando-se uma perfeita integração entre o pensar, o sentir e o querer. Também leva em conta a multiplicidade cultural e é compromissada com os princípios éticos universais da humanidade (veja: Declaração Universal dos Direitos Humanos, de 10/12/1948, Convenção dos direitos da criança de 20/11/1989, N. U; Convenção das Nações Unidas quanto aos direitos dos seres humanos com necessidades especiais, de 13/12/2008).
Para a Pedagogia Waldorf a primeira infância, a fase em que a criança está na educação infantil, é muito importante porque são nestes primeiros anos de vida que aprendemos a andar, a falar, a pensar, a viver com os outros e a sermos nós mesmos. Criamos toda base da vida e desenvolvemos a confiança no mundo ao redor, que com o passar do tempo, se transforma em amor pela humanidade. Para isto a criança precisa ter um ambiente saudável para poder se desenvolver e exercitar a atividade que brota espontaneamente nesta fase: o brincar. É no brincar que a criança conhece o mundo e a si mesma, desenvolvendo, concomitantemente, a capacidade de relacionamento social e as habilidades corpóreas. Quando observamos a criança brincando, percebemos não só sua alegria e satisfação, como sua concentração, seriedade, seu envolvimento com aquele momento, coisas que nós adultos experimentamos apenas em momentos fugazes de nosso trabalho. Assim a Pedagogia Waldorf indica que o ambiente da educação infantil deva levar em conta as características antropológicas desta fase, proporcionando um ambiente que respeite a forma de aprender da criança pequena que é, essencialmente, pelo brincar.