Área restrita. Conteúdo Pedagógico
Maternal

Junho. Época de São João
Introdução
A época de São João em nosso jardim é um momento muito aguardado e festejado por toda nossa comunidade escolar. Toda a preparação da festa é feita em conjunto com as famílias, fazendo com que ela seja tão especial e ao mesmo tempo uma oportunidade de união de toda comunidade escolar. Este ano, por conta do isolamento social, o grupo de professoras ficou muito tempo pensando em como mesmo longe trazer uma aproximação para todos. Além da organização virtual das sugestões que seriam enviadas semanalmente desta vez resolvemos preparar um kit São João, onde confeccionamos para cada família alguns dos símbolos que representam esta festa tão bonita, para que mesmo em casa, as famílias pudessem se envolver e assim trazer possibilidades desta época para seus filhos. E foi o que aconteceu, com envolvimento de toda escola, as famílias fizeram belíssimas comemorações em suas casas, aquecendo o coração de todos que no final se transforou na produção de um pequeno vídeo da nossa comunidade escolar.
PROPOSTAS DE ATIVIDADES E CONTEÚDOS
PARA A ÉPOCA DE SÃO JOÃO
Kits São João: Organizados pelas professoras para que os pais retirassem na Escola!
1) Confecção das lanternas:

Na festa de São João também confeccionamos lanternas com as famílias e que desta vez o molde foi entregue nos kits e cada família dez a sua em casa. Seguem imagens do passo a passo:
a) Molde e Recorte
b) Material
c) Colagem do papel de seda nas "janelas" da lanterna
d) Preparação e colagem do fundo e da lateral da lanterna
e) Com bambu ou uma madeira e arame fazer a estrutura para carregar a lanterna e assim finalizamos de cera
2. Pescaria
a) Material para construção:
• Um pano grande de preferência azul mas pode ser o que tiver em casa
•Colher de pau da cozinha
• Barbante ou lã
• Alicate
• Tesoura
• Arame fino, mas se não tiver um clips já resolve!

b) Confecção dos peixinhos:

Com qualquer papel mais grosso que tiverem em casa, fazer um molde desenhado em uma forma mais básica, sem muitos detalhes, para podermos cortar o buraco onde o anzol se encaixará da maneira que fiquem firmes para a pescaria.
As crianças gostam muito de ajudar então peçam que elas desenhem os peixinhos. Para que elas possam ter uma superfície maior para desenhar os peixinhos recortem os buracos apenas quando os desenhos estiverem prontos.
Agora vamos pegar o pano azul e fazer uma pequena lagoa onde os peixinhos vão ficar!

Primeiro passo:
• Pegar sacos de farinha , macarrão ou pipoca.
Escolher um lugar para colocar no chão da sala de casa ou no jardim.
Estes pacotes serão a base para segurar o peixinho em pé.
Já vamos mostrar

Agora vamos pegar o pano azul e fazer uma pequena lagoa onde os peixinhos vão ficar!

Primeiro passo:
• Pegar sacos de farinha , macarrão ou pipoca.
Escolher um lugar para colocar no chão da sala de casa ou no jardim.
Estes pacotes serão a base para segurar o peixinho em pé.
Já vamos mostrar

E a varinha de pescar também é muito simples: Amarrar um pedaço de barbante ou lã em uma colher de pau. Na pontinha do barbante amarrar um clips mais aberto para ficar na forma de anzol ou um pedaço de arame fino.
Tudo pronto, agora é só pescar!
3. Bala na Farinha

Queridas Famílias!
Vamos compartilhar com vocês outra típica brincadeira de São João a "Bala na farinha"! É uma brincadeira que os pequenos (maternal) mais observam do que fazem e os grandes (jardim) vão a cada nova festa tomando coragem para brincar. Portanto quem tiver irmãos deixem para os mais velhos e os pequenos participam se tiverem vontade. E quem não tiver irmãos, os papais e as mamães podem ser o exemplo para ver se a criança quer participar.

Material:
Uma bacia, farinha e algumas balas de alga coloridas. Se não tiverem balas de alga pode ser um Bis.
Colocar uma camada fina de farinha na bacia. As balas serão escondidas dentro da farinha, mas sempre deixando uma pontinha para fora para que a criança possa identificar o lugar onde se encontram.
A bacia será colocada sobre uma mesinha e as crianças se posicionam a sua frente.

Sem a ajuda das mãos, apenas com a boca, a criança tenta pegar as balas na farinha.

Para esta brincadeira precisamos estar preparados para a bagunça que acontece por causa da farinha que pode se esparramar por todo lado. Por isto estas brincadeiras típicas são tão amadas pelas crianças, é algo diferente do que normalmente deixamos fazer em nossas casas.

Boa brincadeira para todos!

3. Bate Panela

Queridas Famílias!
Está semana enviaremos mais uma ideia de brincadeira para festa junina, mas que também serve muito bem para aniversários e outros momentos especiais.
É a brincadeira de "Bate Panela".

Material:
Uma panela grande, um lenço para vendar os olhos, uma prenda e uma colher de pau.

Ela é assim:
Primeiro vendamos os olhos da criança e pedimos que ela espere um minutinho. Então colocar, silenciosamente, nas proximidades da criança a panela virada de ponta cabeça com a prenda escondida dentro. Ao voltar até a criança girar ela três vezes e entrega a colher de pau na mão. Então, ela sai a procura da panela batendo a colher de pau no chão. O adulto pode ajudar dizendo quente, se a criança estiver na direção certa e frio, se estiver se afastando da panela. Quando a criança acertar a panela ela pode tirar a venda e pegar a prenda que está escondida embaixo da panela.

Boa brincadeira para todos!
5. Músicas de São João:

Compartilhamos com os pais, através de áudio músicas de São João com as letras e cifras para que alguns pais, músicos, pudessem tocar em casa!
6. Trouxemos também algumas possibilidades mais regionais como a lanterninha de bergamota, através de imagens e vídeos.
7. Para uma inspiração e aprofundamento desta época enviamos para os pais a história de João Batista.
8. Ao longo de toda época as famílias compartilham com as professoras as sugestões que estão sendo enviadas e que eles estão fazendo com os filhos, mas as vezes novas ideias, outros costumes de São João como surgiu a capelinha de melão.
Para esta época com tantas imagens enviadas fizemos um pequenos vídeo comemorando a nossa festa e que está disponível no link abaixo: https://youtu.be/dSOeGNYaCT0