Área restrita. Conteúdo Pedagógico
Jardim de Infância

Maio. Épocas dos Ritmos
Introdução
No mês de maio, aprofundamos com as famílias o tema do ritmo das crianças no decorrer de um dia e da semana.

Com a pandemia, a sensação inicial era de não ter horário ou compromissos com horários definidos, para as crianças é fundamental que a vida delas esteja organizada em ritmos de expansão e contração. Um dos cuidados, por exemplo, é com o sono, o horário de ir dormir, de acordar. A quantidade de horas que a criança dorme faz toda a diferença na manutenção de sua vitalidade e consequentemente na qualidade de seu dia. Então, vale a pena organizar o dia, para que o horário de ir dormir seja cuidado.

As imagens que a criança leva para o sono, a luz do final do dia em casa, diminuição dos barulhos ou estímulos em excesso, tudo colabora ou atrapalha para um sono restaurador. Uma vela acesa no jantar, uma bela história ao se deitar, uma oração para agradecer o dia, são dicas preciosas para um boa noite de sono.

Estes tipos de rituais diários são bastantes importantes, para que a criança se sinta segura . A criança confia em tudo que nós adultos oferecemos e que tipo de mundo apresentamos a ela. Então vamos apresentar um mundo bom, onde ela verdadeiramente pode brincar, vivenciar seu corpo, com brincadeiras, desenvolver habilidades motoras e estimular seus sentidos.

O momento das refeições também são momentos muito importantes, o café da manhã por exemplo, com uma bela mesa posta com toda família reunida.

Neste momento da pandemia podemos comer sem pressa, sem correria do dia a dia, que sempre vivemos. Preparar o alimento junto da criança, incluí-la no processo, enriquece toda veneração pela alimentação. Este ajudar no preparo, traz uma percepção de começo meio e fim e assim ajuda a criança a situar-se no tempo.

Em todos os afazeres da casa a criança pode ser incluída. As práticas domésticas ajudam a desenvolver qualidades na motricidade, senso de direção, do espaço, de cima, de baixo, esquerda, direita, de forma espontânea. Elas vão vendo, imitando e fazendo. É mais trabalhoso sim, demanda paciência e tempo, mas o resultado é gratificante em muitos sentidos.

Proporcionar para a criança momentos de concentração ( que são momentos em que direcionamos um pouco mais do que deve ser feito ) e momentos de expansão ( onde a criança fica mais livre ) por exemplo, brincando livre no quintal, na sacada, no quarto, na sala, podendo se expressar livremente explorando todo o espaço com toda sua fantasia. Nos momentos de concentração, um jogo de montar, um livro com imagens bonitas, cozinhar, trazem calma e respiro para tanta energia.

PROPOSTAS DE ATIVIDADES E CONTEÚDOS
PARA A ÉPOCA DO RITMO
1. Fazer pão

Terças feiras é o dia em que costumamos fazer nosso pão na escola e por isso gostaria de compartilhar nossa receita com vocês. Talvez seja uma boa ideia incluir no ritmo semanal da família um dia para fazer pão.

Por que fazer pão com as crianças?

Talvez alguns pensem que é apenas mais um trabalho a fazer, ou só mais uma atividade no dia a dia do nosso jardim de infância. Mas é muito mais do que isso, é momento compartilhado, onde os sentidos são aguçados, amor é colocado nos gestos e na intenção. Além disto as crianças conseguem acompanhar um processo do início, meio e fim, que é tão importante para elas e tão pouco observável em um mundo tão automatizado e terceirizado. E para inspirar vocês da importância dessa vivência, encontrei um lindo texto que traduz de forma muito simples e profunda, tudo que vivemos na feitura do pão junto às crianças:

"As mãos afagam a farinha, reverenciam o grão e a terra, agradecem a força da sustentação. Colocam água, reverenciam e agradecem às nascentes as dádivas da purificação. Misturam o fermento, reverenciam o ar, agradecem seus ensinamentos de leveza e multiplicação. O sal acrescenta vigor, a manteiga, a união, e o açúcar a doçura para que se comece o pão. Amassam com amor e intenção, enquanto os elementos se unem e formam a mágica massa entre as mãos. Massa e mão descansam, desfrutam da arte da paciência e da contemplação. Novamente misturam e para que a massa presente se torne única, modelam como crianças, recheiam de ervas, frutas secas ou só de intenção. Levam ao forno, reverenciam o fogo, agradecem a transformação sagrada da massa em pão. Acolhem o pão saído do forno, sentem sua beleza, sabor e cheiro em profusão. Tornam o pão nosso de cada dia um compartilhar, íntimo ou coletivo, recheado de boa intenção."

Acely G. Hovelacque, em Oráculo do Pão.


PÃO INTEGRAL BÁSICO (com amor)

INGREDIENTES:

1 Kg de farinha de trigo integral

1 kg de farinha de trigo branca

1 colher de sobremesa de sal

2 colheres de chá de açúcar mascavo 1 envelope de fermento biológico granulado 150 ml de

óleo de girassol

2 xícaras de água morna (aproximadamente)


MODO DE PREPARO:

Colocar em uma tigela grande todos os ingredientes secos e metade da farinha de trigo

branca Acrescentar o óleo e a água e mexer com uma colher de pau até formar uma massa lisa

homogênea. Acrescentar o restante da farinha branca e amassar com as mãos até que fique

lisa, fofa. Colocar para crescer por aproximadamente uma hora até estar em condição boa de

sovar novamente para moldar e levar ao forno para assar em forno preaquecido, por maios ou

menos 1 hora em temperatura de 200°graus. O pão deve ficar dourado.

*Se o dia estiver frio demora um pouco mais para a massa crescer, uma boa dica é acender o

forno vazio por um ou dois minutos e em seguida apagar colocando a massa para crescer no forno desligado.

Depois é só degustar

2. Teatrinho

Foi encaminhado por um vídeo, um exemplo de um pequeno teatro para os pais terem como ideia de como fazer pequenos teatros com objetos simples da casa para seus filhos.


3. História
4. Oficina de bolas

Esta oficina foi elaborada para a construção de brinquedos artesanais para as crianças. Ela foi oferecida como oficinas on line, mas para quem não pode participar também foi elaborado um tutorial que está disponível como vídeo.
5. Brincadeira
Pular corda, uma brincadeira simples que pode ser feita com crianças de todas as idades.

Começamos com pula cobrinha, boca da baleia até eles aprenderem a pular com ritmo. Neste momento podemos usar músicas mais complexas que desafiam a criança como: Um homem bateu em minha porta e eu abri...
4. Brincadeiras cantadas:

Nesta época, onde trabalhamos com as famílias os ritmos na vida criança e a importância deles para o desenvolvimento, também quisemos trazer para a consciência dos pais como a biografia de cada um pode aquecer estes momentos do cotidiano. Relembrar a infância de cada um, algo que marcou, que quando lembrado traz um quentinho para o coração e mais, poder compartilhar isso com os filhos. Essa foi minha intenção quando propus este trabalho com as famílias. E foi bonito de ver como elas se dedicaram lindamente às lembranças, aos desenhos. Poder ler cada pequena história de cada pai ou mãe aqueceu e aproximou a turma inteira neste momento em que nos encontramos tão distantes fisicamente...

O livro está disponível no link abaixo:

https://drive.google.com/folderview?id=1zUL3ekhhbh3N2zmHBWHWVnglxYdtmwg3
PARTICIPAÇAO DOS PAIS

Ao longo da época, na comunicação que tivemos com as famílias recebemos algumas imagens compartilhadas no grupo de Whatsapp. Em suas postagens os pais contam um pouco de como foram as vivências de Páscoa em casa e como se encantaram ao verem o envolvimento das crianças. Abaixo alguns registros da classe de maternal