Área restrita. Conteúdo Pedagógico
Maternal

Junho. Época de São João
Introdução
A época de São João é certamente uma das mais animadas do ano! Embalada por lindas músicas tradicionais, repleta de brincadeiras e o colorido de suas bandeirinhas e balões. Toda a comunidade se envolve com o clima alegre e festivo que toma conta da escola. Este ano será diferente, não teremos a alegria do nosso encontro. Em especial a nossa festa junina que todos os anos é preparada em parceria com os pais que contribuem com seus quitutes, prendas, enfeitam a escola e montam a nossa tão esperada fogueira de São João. Mas, mesmo de longe, temos mantido forte e brilhante o fio dourado que nos une.

Buscando manter nossos corações aquecidos, ao longo das próximas semanas iremos compartilhar sugestões para que cada família carregue o significado e a importância dessa festa tão querida pelas crianças. E preparamos também, com todo amor, um pacotinho com alguns dos principais símbolos dessa época. Para que cada família venha retirar na escola e a partir dele possa se inspirar, preenchidos também pelas suas memorias de infância e proporcionar algumas vivências dessa época em casa com seus filhos. Quem sabe até fazendo uma pequena festinha de São João.

Mês de Junho

Mês de Junho, mês de frio.

Quantas folhas pelo chão,

Cada uma tem seu fio

Que me aperta o coração.

Mês de Junho, São João...

Quem me dera ser pequeno,

Que saudade do clarão

Da fogueira no sereno.

(Ruth Salles)
PROPOSTAS DE ATIVIDADES E CONTEÚDOS
PARA A ÉPOCA DE SÃO JOÃO
1) Pacotinho de São João

Cada família buscou na escola 1 pacotinho destes com algumas surpresinhas. Enviamos um kit com materiais para a confecção das lanternas, 1 prenda para as brincadeiras e um verso como inspiração da época.
2) Confecção das lanternas

Cada família buscou na escola 1 pacotinho destes com algumas surpresinhas. Enviamos um kit com materiais para a confecção das lanternas, 1 prenda para as brincadeiras e um verso como inspiração da A cada não as lanternas são feitas de uma forma diferente, mas sempre com a participação especial das crianças. Este ano optamos pela lanterna de papel, usando como base uma aquarela em canson.

Materiais necessários:
Recortar o molde com estilete
Colar papel de seda nas janelinhas
Colar as abas inferiores.

Colar a tampinha que servirá de suporte para a vela inferiores.
Fazendo dois pequenos furos
2) Sugerimos a lanterninha de mexirica para pequenos arranjos na mesa!

Materiais necessários:
Recortar o molde com estilete
Colar papel de seda nas janelinhas
Colar as abas inferiores.

2) Músicas de São João

As músicas foram enviadas em áudios para os pais.
5) Brincadeiras Juninas

Estas propostas foram elaboradas em parceria com as professoras e estão disponíveis no conteúdo do jardim de infância.
PARTICIPAÇÃO DAS FAMÍLIAS:

As famílias fizeram lindos registros das vivências da época de São João em casa. Esses registros em meio a tantas histórias e lembranças, futuramente contarão às crianças sobre um São João diferente. Em que não pudemos nos encontrar para celebrar juntos a alegria da nossa comunidade, mas que, mesmo com cada um em sua casa, pudemos compartilhar o espírito de união e transformação que tanto nos inspira na Festa Junina e no passeio da Lanterna!

Pensando nisso reunimos essas fotos e transformamos em um pequeno filme, mostrando um pouquinho do que cada família vivenciou nessa época tão especial para todos! Link do filme: https://youtu.be/dSOeGNYaCT0