Queridas famílias, depois da nossa época de São João tão diferente, mas que com a parceria de vocês, iluminou e trouxe alegria para as nossas crianças, surge um momento de mais recolhimento. Com os dias mais curtos e frios do inverno as crianças têm necessidade de dormir mais cedo, estarem sempre bem agasalhadas, ter uma alimentação quente.
E com o brincar delas, o que acontece no inverno?
Existem brincadeiras que são da época do verão, com água, outras do outono, com as folhas e no inverno, as brincadeiras dentro de casa, é que predominam. E uma destas brincadeiras que pode acontecer o ano inteiro, mas que no inverno tem uma característica muito interessante é a brincadeira de construir casinhas apertadas e quentinhas. Estas podem acontecer de forma bem simples quando uma criança entra em um cesto e pede para cobri-la cheia de panos, até algo mais complexo, com cadeiras, colchões e mesas.
Dentro destas casinhas, as crianças colocam cobertores e se aninham nestes espaços até se sentirem bem quentinhas. Na escola temos algumas bolsas de água quente que são colocadas para esquentar mãos, pés e barriguinhas e quando o frio passa, começam as histórias que são contadas dentro das casinhas.
Tem a mãe que cuida de muitos bebês, o pai que quer construir mais um "puxadinho". Pode acontecer, também, casas que as crianças que têm irmãos mais velhos, se autodenominam de "a casa dos adolescentes". As vezes também tem casas com famílias de cachorros filhotes, gatos e até unicórnios. E assim as crianças vão nos contando de si, das suas relações e do mundo que as cerca. É um momento muito importante para escutar, observar como estão se sentindo.
A ideia não é nós, adultos, brincarmos de casinha, apenas se formos convidados para um chá! A nossa função é proporcionar o espaço e o tempo para este brincar. A primeira coisa é deixar que a brincadeira aconteça dentro das nossas casas, mas não só naquele "cantinho certo". Brincadeira de casinha precisa de liberdade para ser construída, por exemplo, embaixo da mesa da sala, no beliche, sofá, até no armário do quarto. Pode ser que algumas crianças, no começo, estejam com poucas ideias afinal ouviram tantas vezes que a sala não é lugar de bagunça! Neste caso também podemos ajudar, só precisamos lembrar de nossas memórias de infância! Também não esqueçam que no final tudo volta para o seu lugar.
A nossa sugestão para este mês de julho é convidar todas as famílias a proporcionar a construção de casinhas de inverno, apertadas e quentinhas. Como inspiração, vamos compartilhar um vídeo da Casa Amarela que fizemos há alguns anos, para compreender o quão profunda e criativa esta brincadeira é para o desenvolvimento infantil.
Link para assistir ao vídeo brincadeira de casinha: